Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

JFPE promove curso sobre atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Últimas atualizações: 03/11/2025 às 13:00
Imagem mostra pessoas em pé no curso

A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) realizou, na última terça-feira (28), um curso voltado a servidores e magistrados com a temática "Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)". A capacitação aconteceu no Laboratório de Inovação (LABI), localizado no 2° andar do prédio sede da JFPE.

O curso foi ministrado pelo servidor Leandro Pontes, diretor do Núcleo de Polícia Judicial da JFPE, e teve como objetivo aprimorar as práticas de atendimento inclusivo a pessoas com TEA no âmbito da instituição.

A capacitação teve como base o protocolo “Polícia Judicial Amiga dos Autistas”, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca preparar os profissionais de segurança para reconhecer e responder de forma eficaz e respeitosa às necessidades específicas desse público.

O curso apresentou casos reais de atendimento a pessoas com espectro autista. Foram discutidas medidas práticas que podem ser adotadas para tornar os ambientes mais acolhedores, como a criação de salas multissensoriais, com redução de estímulos visuais e luminosos, a fim de evitar crises e promover um acolhimento mais adequado.

Para o servidor Eraldo Pedrosa, a importância do curso se deu devido ao crescente número de diagnósticos de TEA. “Trazendo isso pra dentro da Justiça Federal, no serviço judicial, vejo como uma bela iniciativa pois ela potencializa a humanização dos atendimentos, sensibilizando os colaboradores. Achei impactante e certamente as noções que nos foram passadas se aplicam a outras condições de saúde, também desafiadoras”.



Por: Assessoria de Comunicação - JFPE

Mapa do site